Pesquisando
e escrevendo sobre os animais.
Veja como aproveitar as atividades de leitura e
escrita desenvolvidas ao longo de uma sequência didática sobre os animais para
propor a reflexão sobre a escrita
Objetivos
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
Objetivos
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas
semelhanças e diferenças entre os animais.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do
sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações.
- Desenvolver o comportamento leitor e escritor
durante o processo de produção textual.
Conteúdos
- Práticas de leitura e escrita.
- Práticas de leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
Anos
1º e 2º anos
1º e 2º anos
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto,
borracha e pá de jardim.
Livros - Meu 1º Larousse dos Animais, 160 págs., Editora Larousse, Tel.: 11 3855-2290, 44,90 reais.
Livros - Meu 1º Larousse dos Animais, 160 págs., Editora Larousse, Tel.: 11 3855-2290, 44,90 reais.
Ciência Hoje na Escola: Bichos - volume 2, Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência (Org), Inst. Ciências Hoje, Tel.: 0800 7278 999, 39
reais.
Penas, peles, pelos, escamas e outros revestimentos, de José Luis Pizzorno
Penas, peles, pelos, escamas e outros revestimentos, de José Luis Pizzorno
Vespas: de vilãs a parceiras, de Fábio Prezoto, Simone Alves
de Oliveira Cortes e André Carneiro Melo
Nina na Mata Atlântica, 36 págs., Nina Nazario, Ed.
Oficina de Textos, Tel.: (11) 3085-7933, 26 reais.
Enciclopédias que contenham verbetes sobre animais.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Explique aos alunos que ao longo de dez aulas eles
aprenderão algumas semelhanças e diferenças que existem entre os animais. Para
introduzir o tema, mobilize o interesse deles com algumas perguntas, como por
exemplo: Como é formado o corpo dos animais? Em que eles se parecem e
se diferenciam? Será que todos têm quatro patas? Entregue à turma o
livro Meu 1º Larousse dos Animais ou outros livros e enciclopédias que estejam
disponíveis na biblioteca escolar. Peça que procurem informações sobre os
animais que consideram comuns, raros, diurnos, noturnos, domésticos, selvagens,
pequenos e grandes. Quanto maior a diversidade, melhores serão as
possibilidades de agrupamentos e mais ricas serão as discussões. Ao final da
atividade, peça que comentem os animais que encontraram.
Em seguida, faça uma apresentação oral para
explicar como os seres vivos podem ser classificados. Demonstre que há animais
que possuem diferentes formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam);
de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos
durante o dia e outros à noite. Por último, explique que também é possível
classificar os animais quanto à presença ou não de esqueleto interno, ou seja,
podem ser vertebrados e invertebrados e que essa é uma diferença interna.
Atente para que os alunos atribuam o significado correto a cada termo novo
apresentado. Depois de expor, abra um espaço de discussão.
Sugira que seja feita uma síntese coletiva das
ideias mais importantes que foram expostas. Para isso, os alunos devem tomar
nota dos pontos principais com o objetivo de organizar e conservar a memória da
exposição. Explique que essa é uma maneira particular de escrever, em que não
precisamos colocar tudo o que foi dito, não se usa, necessariamente, uma linha
contínua e que é possível destacar apenas algumas palavras que remetem as
ideias centrais. Como provavelmente será a primeira vez que farão uma atividade
como essa, a tomada de notas deve ser coletiva, onde o professor serve de
escriba. Proponha algumas perguntas como: "O que pareceu importante sobre
o tema apresentado?". Enquanto eles respondem, escreva na lousa o que é
ditado. Faça intervenções para que compreendam a importância de tomar notas das
informações estudadas, como por exemplo: "Vocês estão dizendo que
alguns dos animais comem plantas. Durante a minha exposição foi dito como eles
são chamados, quem lembra qual foi a palavra que utilizei?"
2ª etapa
Entregue aos alunos diferentes enciclopédias e
outros livros sobre animais que a escola tenha em seu acervo. Peça que leiam os
verbetes e observem as imagens para identificar como é formado o corpo dos
animais. Pergunte se todos possuem cabeça, tronco e membros, quais possuem
patas ou asas, se o corpo é revestido por penas, pelos, plumas ou escamas,
etc.
Aproveite o momento para explicar como funciona o índice
da enciclopédia e de que forma ele ajuda a localizar o que procuramos. Para
isso, exemplifique como utilizá-lo em outros livros que estejam à disposição da
sala. Apresente diversos títulos que tenham diferentes tipos de índices:
alfabéticos, temáticos, sumários com ou sem descrição dos conteúdos, índices
com imagens, etc.
Distribua para cada um dos alunos cópias de parte
de um índice ou de uma lista com nomes de animais que começam com uma mesma
letra, como por exemplo, aranha, abelha, etc... Leia os nomes em uma ordem
aleatória e não aponte para cada um deles enquanto lê. Peça que eles circulem
um dos nomes. Enquanto as crianças respondem, acompanhe o trabalho dos grupos.
Peça que eles compartilhem suas respostas. Faça intervenções adequadas à hipótese
de escrita de cada aluno para que ele volte ao texto e se apoie nas letras para
justificar suas escolhas. Eles avançam quando cada um socializa as respostas e
os procedimentos utilizados.
Em seguida, forme grupos de três pessoas e peça que
os alunos explorem os materiais de leitura, como enciclopédias ou o livro Nina
na Mata Atlântica. O objetivo é folhear e interpretar ilustrações para
encontrar informações específicas sobre o gambá.
Durante a leitura exploratória, faça algumas
intervenções: Peça que marquem com um papel a página em que há
informações que estamos procurando. Pergunte por que acham que esta página pode
oferecer informações sobre o corpo dos gambás? Como encontrou essas
informações? Pelas imagens? Solicite que leiam em voz alta para confirmar
a informação encontrada. Depois de os grupos selecionarem os materiais e as
respectivas páginas, solicite que compartilhem os resultados da leitura
exploratória.
3ª etapa
Proponha que, em duplas, os alunos façam as
legendas para algumas imagens dos animais estudados, como o gambá e o jabuti.
Entregue a cada dupla uma folha com a atividade. Peça para eles escreverem o
nome das partes do corpo indicadas com setas e também citarem algumas de suas
características. Como modelo, escreva em uma das setas que está no desenho do
jabuti: o casco serve para proteger o jabuti dos seus predadores.
Convide-os a escrever da melhor forma que puderem,
com os conhecimentos de que dispõem. Para ajudá-los a resolver as dúvidas que
surgirem, deixe ao alcance de todas as letras do alfabeto, uma lista com os
nomes dos alunos da classe, fichas com as anotações sobre os animais estudados,
calendários de aniversário e livros.
Para as crianças que não leem convencionalmente,
mas que já conhecem o valor sonoro convencional das letras selecione uma página
com uma informação específica, como por exemplo, as partes do corpo do jabuti.
Leia para o grupo o título desta página e comente o que as imagens revelam.
Depois proponha que busquem onde está escrito patas dianteiras nesta página.
Para encontrar essa informação e resolver esse problema de leitura, as crianças
que ainda não leem convencionalmente, irão lançar mão da disposição gráfica do
texto, dos índices qualitativos, do valor sonoro convencional que conhecem.
Portanto, colocarão em jogo tudo o que sabem sobre o sistema de escrita para
descobrir o que não sabem. Enquanto as crianças escrevem, supervisione os
grupos, intervindo para que foquem sua atenção no conteúdo que precisam
escrever: Isto é uma pata ou uma cauda? Os gambás têm dentes? Como se
chama essa parte mais dura do jabuti? Ou Como são chamadas as patas da frente? Nesse
momento, o foco da reflexão está no que escrever, por isso, é importante registrar
como cada um dos alunos escreveu cada palavra, quais são as reflexões que
fizeram sobre o sistema de escrita para que, em uma próxima atividade, possa
considerar esses saberes para ajustar melhor o desafio da proposta e das
intervenções.
4ª etapa
À medida que avançam, escreva junto com as crianças
um quadro para organizar as informações pesquisadas nos livros e enciclopédias.
A intenção é registrar as informações obtidas na etapa anterior, compará-las e
chegar a algumas generalizações sobre as características dos animais estudados.
Depois de finalizado, faça uma cópia da tabela deixando intencionalmente
algumas colunas vazias para que os alunos completem com os dados
correspondentes.
Animal
|
Partes do corpo
|
Tipo e quantidade de membros
|
Tipo de revestimento
|
Gambá
|
Patas
Orelhas Olhos brilhantes Cauda longa Peludo Dentes afiados Bolsa na barriga |
2 patas dianteiras e 2 patas
traseiras
|
|
Sabiá
|
Penas
Patas Bico Olhos Pescoço Cauda |
|
Penas
|
Em seguida, organize a turma em duplas produtivas,
ou seja, reúna alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro
convencional das letras com estudantes com escrita silábica que faz pouco ou
nenhum uso do valor sonoro, com outros de escrita silábico-alfabética ou de
escrita pré-silábica. É importante que os aqueles com escrita pré-silábica não
sejam agrupados entre si para realizarem esse tipo de atividade: para eles, é
importante a interação com alunos que já construíram a compreensão de que a
escrita representa a fala - o que eles ainda estão em processo de
compreender.
Circule pela sala. Faça intervenções específicas
para que eles voltem aos textos para responder. Além disso, pergunte se os
alunos de cada dupla concordam com a maneira que escreveram. Peça que leiam e
justifiquem suas respostas. Por último, realize a revisão coletiva solicitando
que cada um apresente suas produções para toda sala.
5ª etapa
Proponha à turma um trabalho de investigação: uma
saída a campo para investigar os animais que vivem no jardim da escola ou numa
praça próxima. Defina com os alunos os materiais necessários, os animais que
serão pesquisados, onde e quais características observar e como tomar notas.
Feito isso, forme grupos de três pessoas e explique que cada criança deverá
fazer seu próprio registro. Todos precisam escrever o nome do animal que
irão observar e informações como número de patas e como o corpo é revestido. É
muito importante conversar sobre que animais esperam encontrar, pois isso
prepara o olhar dos alunos para as observações.
Depois que o grupo retornar do estudo de campo,
organize as crianças nos mesmos grupos e oriente a próxima atividade: ler e
compartilhar as anotações que fizeram com os colegas. Peça que verifiquem se
escreveram o nome do animal observado, se colocaram a quantidade de patas, se
têm asas, como é o revestimento da pele e outras informações que tenham
registrado. Enquanto cada grupo estiver contando para todos o que observou,
organize as informações na lousa. Nesse momento, as crianças podem
compartilhar e completar suas informações em grupos menores. Interaja com os
grupos para que possam avançar na prática de fazer anotações.
Enquanto revisam suas anotações e confrontam com as
anotações dos colegas, elas colocam em jogo diversas práticas de leitura e
escrita: ler e ouvir as anotações do grupo comparam os dados registrados em
suas anotações e nas dos outros; participam de discussões sobre quais
informações convém deixar ou tirar no texto, completar de maneira pertinente as
próprias anotações com as informações recebidas pelos colegas.
6ª etapa
Selecione alguns textos considerados mais difíceis
sobre animais invertebrados, como por exemplo, Vespas: de vilãs a parceiras.
O objetivo é ampliar as informações dos alunos sobre os insetos, que são
animais invertebrados e aproximá-los de um material informativo de divulgação
científica, concebido para um destinatário geral, seja jovem ou adulto.
Antes ler iniciar a leitura, comente como e onde
encontrou o material. Depois da leitura, pergunte aos alunos se compreenderam o
que foi lido. Explique quais características as vespas possuem e que explica a
sua inclusão na categoria dos insetos. Ajude-os a estabelecerem relações entre
o que foi lido e o que já sabem sobre os animais; releia fragmentos para
confirmar ou rejeitar interpretações e para relacionar ideias no texto.
Para profundar o conhecimento sobre as
particularidades de alguns invertebrados, trabalhe com a turma o capítulo do
livro Ciência Hoje na Escola: Bichos que fala sobre as aranhas
e insetos comumente encontrados próximos às casas. Discuta com os alunos os
critérios para inclui-los no quadro de invertebrados e analisar essa
categoria. Nesse momento, alterne as situações em que as crianças seguem a
leitura feita pelo professor e as que leem por si mesmas. Quando a leitura é
feita pelo professor, cada criança deve ter uma cópia do texto em mãos para
poder acompanhar a leitura. Nessa situação espera-se que os alunos avancem na
compreensão de que os invertebrados também são animais, identificando
semelhanças e diferenças com os vertebrados, ao mesmo tempo em que interagem
com a linguagem escrita desses textos.
7ª etapa
Proponha à turma a produção de um texto coletivo sobre
as semelhanças e diferenças entre os invertebrados e vertebrados, e o que
permite inclui-los no grupo dos animais. Certamente os alunos levantarão
características como tamanho, tipo de alimentação e tipo de locomoção. Esse é o
momento de ressaltar que o principal critério para separar esses dois grupos de
animais é a presença de esqueleto, que é uma característica interna.
Os alunos terão o desafio de compor o texto, de
tomar as decisões sobre o que escrever e como organizar a linguagem escrita.
Portanto, o papel dos distantes não é apenas dar ideias, mas transformar as
ideias em texto, isto é, textualizar, saber como transformar o que ele aprendeu
sobre os animais em linguagem escrita.
Durante a produção coletiva faça intervenções no sentido de modelizar os comportamentos escritores e compartilhar as etapas do processo de escrita, como por exemplo: antecipar o conteúdo que se quer comunicar, discutir as diversas formas de expressar as ideias e de textualizá-las, revisar o escrito tanto durante a textualização como depois de terminar a escrita.
Durante a produção coletiva faça intervenções no sentido de modelizar os comportamentos escritores e compartilhar as etapas do processo de escrita, como por exemplo: antecipar o conteúdo que se quer comunicar, discutir as diversas formas de expressar as ideias e de textualizá-las, revisar o escrito tanto durante a textualização como depois de terminar a escrita.
Avaliação
Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam corretamente os novos termos apresentados.
Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam corretamente os novos termos apresentados.
Analise o quanto cada aluno avançou em relação ao
conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da
leitura e da escrita convencional. Ao longo da sequência avalie também o
desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de
leitura e escrita.
Consultoria
Adaptação da Sequência Didática: Prácticas del lenguaje en contexto de estudio - Animales, elaborada pela equipe de Práticas de Linguagem da Divisão de Educação Primária de Buenos Aires, sob a coordenação da pesquisadora argentina Mirta Castedo.
Adaptação da Sequência Didática: Prácticas del lenguaje en contexto de estudio - Animales, elaborada pela equipe de Práticas de Linguagem da Divisão de Educação Primária de Buenos Aires, sob a coordenação da pesquisadora argentina Mirta Castedo.
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