Vamos ao teatro
Objetivos
- Aprender a se comportar como um espectador de teatro.
- Reconhecer a interpretação dos atores, a dramaturgia, os cenários, a
iluminação, o uso da música, o uso de elementos de animação etc.
- Observar o que tem relação com a atuação dos atores, como a interpretação e a
gestualidade.
- Reconhecer e apreciar recursos de iluminação, cenário e figurinos.
Conteúdo
- Apreciação.
Anos
1º ao 5º.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Cartolina e canetas coloridas.
Flexibilização
Na hora de selecionar o espetáculo, investigue se ele oferece recursos que
estimulem os demais sentidos além da visão - como texturas nos figurinos e no
cenário, uso de instrumentos musicais, riqueza na trilha sonora ou diferentes
cheiros de objetos explorados em cena. Esses recursos ajudam a incluir o aluno
com deficiência visual na apreciação da trama. Também é possível apostar no
recurso da audiodescrição. Trata-se de fazer a descrição oral do que acontece
em cena no intervalo das falas dos atores, com o cuidado de deixar brechas para
que o aluno cego possa fazer suas próprias interpretações da peça. Registre
todas as etapas da discussão e estimule o seu aluno a fazer o mesmo em
braile.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione uma peça de teatro adequada à faixa etária da turma. Alguns dos
parâmetros podem ser a própria obra e o histórico dos artistas. Busque material
informativo sobre o espetáculo, como o cartaz de divulgação, e o que já foi
publicado sobre ele em veículos especializados de imprensa, como críticas e
reportagens.
2ª etapa
Decidido o espetáculo e agendada a data para vê-lo, é hora de conversar com as
crianças e analisar com elas o material reunido na etapa anterior. Se a peça
tiver como tema alguma história que o grupo já conhece, organize uma roda de
conversa para retomar o que os alunos sabem. Caso se trate de uma história
inédita, incentive comentários a respeito do material lido.
3ª etapa
Pergunte aos alunos como acham que a história vai ser apresentada no teatro.
Estimule a discussão sobre como serão representados os lugares. Levante com a
garotada o que precisa haver num teatro para que a gente saiba o que é cada
lugar. E quanto aos personagens? Quantos atores serão necessários para encenar
a peça? Se o número de personagens for maior que o de integrantes do grupo
teatral, provoque as crianças perguntando o que será feito para resolver um
desafio como esse. Será que personagens infantis serão feitos por crianças?
Qual será o figurino? Como é possível saber na hora da apresentação quem é
quem? O objetivo dessa conversa é fazer um aquecimento com as crianças para a
apreciação. Registre essas hipóteses em um cartaz para retomá-las depois do
espetáculo.
4ª etapa
Apresente e discuta com as crianças termos, funções e contextos específicos do
teatro. Por exemplo, leia com elas a ficha técnica do espetáculo. Pergunte que
funções aparecem nela. Questione a função do elenco, do dramaturgo, do diretor,
do designer de luz etc.
5ª etapa
É chegada a hora de assistir ao espetáculo. É importante falar com os alunos
sobre como se comportar em uma sala. Ir ao banheiro antes evita o entra e sai.
A peça de teatro é uma arte realizada ao vivo e conversar em voz alta durante a
encenação desconcentra o elenco e também é falta de educação. Apesar disso, o
teatro é sempre um encontro imprevisível entre os atores e o público e algumas
montagens podem ser mais interativas, pedindo uma participação ativa do
público. Converse com as criancas a respeito para que aprendam a notar essas
características, respeitá-las e desenvolver a sensibilidade para interagir na
intensidade adequada. Somente a experiência de ir ao teatro confere aos
estudantes a possibilidade de compreendê-lo cada vez mais e elaborar o
comportamento espectador.
6ª etapa
De volta à escola, retome o cartaz e estimule a turma a compará-lo com o que
foi visto no palco.
Avaliação
Observe se os alunos são capazes de reconhecer e comentar as características
específicas da arte teatral, como a interpretação dos atores e os elementos
cênicos. É possível também avaliar com base na leitura de críticas teatrais e
convidá-los a refletir: todos concordam com elas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário