LITERATURA INFANTIL
Objetivos
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas
pela turma.
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a
uma situação comunicativa formal.
Conteúdo
- Comunicação oral.
Anos - Pré-escola.
Tempo
estimado
Dois meses.
Material
necessário
·
Filmadora
·
Caixa de papelão
·
Aparelho de som
·
CD A Arca de Noé -
Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil, 16 reais)
Livros
·
A Arca de Noé
(Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50
reais)
·
Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56
págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
·
Mais Respeito, Eu Sou
Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)
Flexibilização
Para ampliar a capacidade de comunicação e
expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras,
posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem
o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem um de cada
vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e
estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também
pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a
todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia.
Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do
intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um
bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada
aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa
mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros
utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto
com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em
libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa.
Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o
vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau,
é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a
plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.
Desenvolvimento
1ª etapa - Pergunte quais poemas às crianças conhecem e estimule-as
a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados.
Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de
organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento.
Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a
declamá-los.
2ª etapa - Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para
familiarizar a turma com o gênero.
3ª etapa - Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos
para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar,
cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça
com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais
para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a
caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os
livros e o CD.
4ª etapa - Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas
Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da
sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros
poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.
5ª etapa - Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como
estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver
adequado também.
6ª etapa - É hora de selecionar o que será apresentado no sarau.
Perguntem às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as
declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores.
Convide as famílias para o evento.
7ª etapa - Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha
as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.
Produto final
Sarau infantil.
Avaliação
Observe e registre o avanço das crianças no
que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de
comunicação formal.
Retirado da revista Crescer- acesso 29/05/2012
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3335-10536,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário