Projeto
Feira de Ciências sobre água
Objetivos
- Reconhecer características da água.
- Associar o uso da água a algumas de suas características.
- Perceber a interferência do homem no meio ambiente.
Conteúdos
- Características e propriedades da água.
- Distribuição da água no planeta.
- Utilização da água pelo homem.
Anos
3º ao 5º.
Tempo estimado
Dois meses.
Material necessário
Água, copo de papel, folha de papel, vela, fósforo, recipiente plástico,
giz, suco em pó ou corante, garrafa PET, açúcar, sal e detergente.
Flexibilização
Para trabalhar esta sequência com alunos com deficiência auditiva (com
compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na primeira
etapa, oriente-os individualmente, explicando em detalhes como será cada etapa
da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno com deficiência e
estimule sua leitura orofacial.
Na segunda etapa, amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando
leituras e atividades junto ao AEE ou como lição de casa.
Na terceira etapa, estimule a participação do aluno com deficiência fazendo
perguntas dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o
grupo.
Na avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua participação na
Feira de Ciências. Caso sua comunicação com o público seja limitada, ele pode
se sentir mais representado pelos registros em cartazes ou vídeos feitos com o
grupo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Informe aos alunos que eles farão um trabalho para ser apresentado numa
feira de Ciências sobre o tema "Água". Divida a turma em grupos com,
no máximo, cinco integrantes, e avise que todos estudarão vários aspectos
ligados ao assunto. É importante lembrá-los de que o evento será investigativo.
Caberá aos estudantes envolvidos no projeto, portanto, fazer a mediação com os
visitantes da feira durante o processo de construção de alguns
conhecimentos.
2ª etapa
Para dar início à preparação da feira, deixe que os alunos observem você
colocar um pedaço de papel na chama de uma vela para que ele pegue fogo. Em
seguida, trabalhe as seguintes questões: 1) Por que, ao ser posto no fogo por
alguns instantes, um copo de papel com água não pega fogo? A água do copo
esquenta? Você pode fazer uma demonstração dobrando uma folha de papel em forma
de cone e colocando dentro dele um pouco de água. Depois, aproxime-o da chama
da vela. As crianças perceberão que, dessa vez, o papel não pega fogo, pois a
água é capaz de absorver a maior parte do calor. Peça sugestões de outros casos
em que a capacidade térmica da água seja evidenciada. Exemplo: quando entramos
no mar ou em uma piscina à noite e sentimos que a água está quente (essa
sensação se deve justamente ao fato de a água ter passado o dia inteiro
absorvendo calor); 2) Por que a água é considerada um solvente universal? Os
estudantes podem fazer misturas de água com sal, açúcar e detergente para notar
que todas essas substâncias se dissolvem; 3) Por que, quando molhamos a barra
da calça na chuva, ela acaba ficando úmida até quase a altura dos joelhos? Para
explicar esse fenômeno, chamado capilaridade, proponha experimentos como os
seguintes: em um recipiente, coloque um pouco de água e adicione corante ou
suco em pó. Depois, peça que os alunos mergulhem a ponta de um giz branco no
líquido. Eles verão que a parte colorida "subirá" além do ponto em
que o giz foi mergulhado. O mesmo pode ser observado ao mergulhar em um
recipiente a ponta de uma toalha de banho; 4) Por que alguns insetos são
capazes de "andar" na superfície da água? Esse é o gancho para
abordar outra propriedade importante da água: a tensão superficial. Faça uma
investigação sobre o tema com a turma; 5) A água disponível na natureza vai acabar
um dia? Para discutir o assunto, leve para a sala uma garrafa PET e monte um
modelo de escala da água do planeta. Se toda ela coubesse numa garrafa de 2
litros, quanto desse total seria doce? Resposta: apenas três ou quatro colheres
de sopa. Quanto dessa água doce está em forma líquida e disponível para
consumo? Resposta: aproximadamente três gotas. Durante a atividade, faça
perguntas sobre a utilização desse recurso natural pelo homem e as possíveis
consequências do uso inconsciente.
3ª etapa
É hora de a garotada elaborar a problematização que será desenvolvida junto
aos visitantes da feira de Ciências. Explique que ela deve estar relacionada
aos seguintes conteúdos: 1) Características e propriedades da água; 2)
Distribuição da água no planeta; 3) Utilização da água pelo homem. Garanta que,
durante as aulas, os estudantes tenham contato com esses conteúdos. É
fundamental que eles pesquisem, façam experimentos e escrevam sobre os três
temas.
4ª etapa
Explique à turma que a feira de Ciências que vocês pretendem organizar só será
investigativa se os visitantes participarem das atividades. Dê alguns exemplos
de como isso pode ser conseguido. Uma estratégia é propor aos estudantes que
trabalhem em grupo para solucionar um problema, deixando claro que os
questionamentos apresentados por você durante as aulas de preparação para a
feira podem ser repetidos com os visitantes. Avise que você estará por perto o
tempo todo para ajudar. Produto final Feira de Ciências.
Avaliação
Avalie a participação de cada aluno e verifique se os objetivos de
aprendizagem foram atingidos. Uma breve apresentação do trabalho em sala de
aula, antes da feira, pode ser um bom momento de avaliação.
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